quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Musin no site o Plano B

http://www.oplanob.com.br/item/museu-do-som-independente

08/08: Museu do Som Independente
Category: Música
Posted by: Melissa Medroni
Fotos Marcelo Dallegrave



Tudo o que você sempre quis saber sobre música independente paranaense – e aquilo que você nem sonhava ter acontecido – está reunido em uma sala da Galeria Tijucas, no centro de Curitiba. O responsável por este acervo, batizado de Musin – Museu do Som Independente, é o produtor Manoel de Souza Neto.

São 10 mil folhetos e cartazes de eventos culturais, 1500 vinis, cassetes e cds de músicos locais, mil publicações, como fanzines, livros e informativos, e mais de 3 mil fotos relacionadas ao tema. Trata-se do principal acervo em número de registros fonomecânicos sobre compositores da música paranaense.

Musin: preservação da memória musical paranaense

Know-how para catalogar todo esse material Manoel tem de sobra. Seu currículo é extenso e está intimamente ligado com boa parte da produção apresentada no museu. Produtor desde 1989, foi o proprietário da lendária gravadora Mais Records de 1996 a 2003, que lançou coletâneas de mais de 80 grupos, como a Guitar e a Borboleta 13, de 1997, e a Lototol, de 1998, coletânmea que possui aquela capa em forma de embalagem de remédio, assinada pelo designer Arthur Di Braschi, considerada uma das melhores capas de todos os tempos.

Também foi Manoel quem produziu a seleção musical das coletâneas Geração Pedreira e Ciclo Jam e mais de 25 demos e cds locais, entre eles Pogoboll (2001), Fuksy Faluta (1999) e Gypsy Dream (1998). Sua assinatura também pode ser encontrada em centenas de shows e festivais e, atualmente, entre os eventos promovidos pela Associação dos Compositores do Estado do Paraná, entidade da qual é vice-presidente.

Há três anos surgiu o Musin, instituição baseada no acervo colhido por Manoel desde que começou a trabalhar como produtor. “O museu do independente trata da memória musical da região e também das culturas transgressoras e oprimidas; é um acervo de preservação do local ante a imposição e dominação estrangeira”, define.

A preservação de todo este material e a sua disponibilização ao público têm atraído principalmente estudantes, músicos, críticos, pesquisadores e a imprensa. As visitas são monitoradas e só acontecem mediante agendamento.

Serviço:
MUSIN - Museu do Som Independente
Visitas com hora marcada pelo telefone 41 9604 3992 ou pelo email manoel_umbigo@yahoo.com.br. O Musin fica na Av Luiz Xavier 68, conjunto 1618 - Galeria Tijucas, Curitiba.

Nenhum comentário: