quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Musin na Gazeta do Povo

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo/?id=802347

Enviado por Luiz Claudio Oliveira – luizs@rpc.com.br, 27/08/2008 às 17:31

Pesquisador convoca músicos do Paraná
Da coluna Acordes Locais, publicada toda quarta-feira, na Gazeta do Povo:


Sabe aquele papelzinho que você recebe em bares ou casas noturnas, avisando de um show que vai acontecer? Sabe aquele LP antigo do seu avô com uma banda de rock do Paraná? Sabe aquela fitinha cassete que um amigo da sua mãe deu a ela com a gravação tosca de umas canções não menos toscas? Não jogue nada disso fora. Em Curitiba, tem um cara que coleciona tudo, há umas duas décadas, e fez, num apartamento do Edifício Tijucas, o Museu Independente, também conhecido pelo apelido de Musin. Esta pessoa é Manoel de Souza Neto e ele acaba de lançar mais uma proposta para reunir o maior acervo de música paranaense.
A idéia é formar o Catálogo da Música Paranaense, "que promoverá o mapeamento, a divulgação e o registro da memória da produção musical do estado", como escreveu Neto em um edital de convocação para todos aqueles que têm registros sonoros sobre música do Paraná. Reproduzo mais uma parte do edital:
"Os interessados deverão encaminhar gravações durante o período de 18 de agosto até 19 de setembro de 2008. Serão aceitas gravações musicais em qualquer formato (vinil, cassete, CD, CD-R ou outros, desde que em mídia física), lançadas em qualquer tempo ou ainda inéditas, de artistas/ bandas/ autores/ intérpretes/ arranjadores nascidos ou radicados no estado do Paraná, amadores ou profissionais, atuantes, não atuantes ou falecidos, de todos os estilos e gêneros musicais. As doações devem ser feitas em envelope fechado, endereçadas ao Museu Independente, contendo endereço para contato, breve resumo da carreira do artista e informações complementares, tais como: artista, título, cidade de lançamento, gravadora, ano, tempo total, gêneros musicais relacionados, músicas, compositores, músicos, produção, técnicos, estúdio, design gráfico, foto e outras." Endereço para entrega de materiais: Musin – Museu Independente (Av. Luiz Xavier, 68 / Cj. 1.618 – Curitiba – PR / CEP 80020-020). Mais informações: e-mail: museuindependente@gmail.com / site: museuindependente.blogspot.com.
Manoel Neto é historiador e pesquisador da música paranaense. Tomara que o apartamento do Tijucas fique pequeno para abrigar tudo o que chegar.
CDs e mais CDs
Dizem que o mercado de discos está em crise, mas parece que nunca se lançou tanto CD em Curitiba quanto neste momento. Os produtores que dividem o pequeno espaço do reinaugurado TUC, na Galeria Julio Moreira, em Curitiba, por exemplo, são responsáveis por dezenas de lançamentos. O Projeto A Grande Garagem Que Grava, produz e registra shows ao vivo de bandas locais há anos e tem uma bela coleção de CDs. Agora, a Discos Voadores, mais nova, também lança bandas, não em shows ao vivo, mas em discos bem produzidos. Já lançou Bad Folks e Chill On e, nesta quinta-feira (28), um show no TUC, a partir das 19h30, marca o lançamento do novo disco da boa banda Góticos 4 Fun.
E viva a música paranaense

Nenhum comentário: