domingo, 21 de setembro de 2008

Musin na Folha de Londrina - 19/09/2008

Musin organiza Catálogo da Música Paranaense




Fundador do Museu Independente, Manoel de Souza Neto mantém um acervo com cerca de 40 mil itens. Foto Letícia Meira


Formado por uma rede de pesquisadores e colecionadores, o Museu Independente (Musin), com sede em Curitiba, receberá até a próxima semana doações de material para o Catálogo da Música Paranaense. O mapeamento da produção musical do Estado será destinado à publicação e também poderá ser consultado no site museuindependente.blogspot.com.

De acordo com o fundador do Musin, Manoel de Souza Neto, o objetivo é formar uma rede de pesquisadores e promover o acesso a coleções particulares para disseminar a informação. ''É uma rede que forma o conceito de museus satélites. São museus comunitários que colocam o público em contato real com o acervo. Diferente daquela relação impessoal com os museus tradicionais, onde há uma inacessibilidade que dificulta o aprofundamento'', compara Neto. ''A gente está fazendo museus para incentivar a produção de conhecimento'', ressalta.

O acervo do Musin, estimado em mais de 100 mil itens, entre peças de quatro grandes coleções particulares e materiais de uma rede de colaboradores, está em processo de tombamento pelo Patrimônio Histórico Estadual. A catalogação do material também resultará em um inventário, que deve dar origem ao processo de instituição do Musin como espaço museológico reconhecido oficialmente. ''Seria uma instituição de interesse público administrada pela sociedade civil'', explica Neto, que mantém em seu acervo pessoal cerca de 40 mil peças, entre discos, CDs, cassetes e panfletos. ''Aqui a gente escreve sobre isso. Em outras instituições esse material desapareceria'', defende o fundador do Museu Independente. O acervo é bastante procurado por estudantes para pesquisas acadêmicas, segundo Neto.

Quem quiser doar material para o Musin, pode encaminhar a doação pelo correio ou entregar diretamente na sede do Museu. As doações devem ser feitas em envelope fechado, endereçadas ao Museu Independente, contendo endereço para contato e breve resumo da carreira do artista. O material entregue até a próxima semana será incluído na primeira edição do Catálogo. O Musin continuará aberto a doações após esse prazo para uma futura edição ampliada e para a atualização constante do Catálogo na internet.

Serão aceitas gravações musicais em qualquer formato (vinil, cassete, CD, CD-R ou outros, desde que em mídia física), lançadas em qualquer tempo ou ainda inéditas, de artistas/ bandas/ autores/ intérpretes/ arranjadores nascidos ou radicados no Paraná, amadores ou profissionais, atuantes, não atuantes ou falecidos, de todos os estilos e gêneros musicais.

Pede-se ao doador que informe, se possível, dados complementares, tais como: artista, título, cidade de lançamento, gravadora, ano, tempo total, gêneros musicais relacionados, músicas, compositores, músicos, produção, técnicos, estúdio e design gráfico.

SERVIÇO

Musin - Museu Independente, Av. Luiz Xavier, 68, Cj. 1618 (Edifício Tijucas), Curitiba - PR, CEP 80020-020

Mais Informações: pelo e-mail museuindependente@gmail.com ou no site museuindependente.blogspot.com.
Denise Ribeiro
Equipe da Folha

publicado em: http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id=12252&dt=20080919

Um comentário:

Mauro Mueller disse...

Me mande um press release do Musin , para divulgar na 91Rock.. e a minha curiosidade particular é a seguinte: Que tipo de materiais serão aceitos... só áudios ??
abrazz

Mauro Mueller
radialista e ator