quinta-feira, 25 de setembro de 2008

''A (des)construção da música na cultura paranaense''



Livro ''A (des) construção da música na cultura paranaense'' é fruto da mesma articulação que resultou na fundação do Musin.











Segue artigo publicado em 2004: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-2--246-20040904

04/09/2004 -- 17h28
Livro faz resgate da música paranaense
Manoel de Souza Neto garimpou a produção musical do Estado e reuniu 80 artigos em livro de mais de 700 páginas



Durante 15 anos, o produtor cultural Manoel de Souza Neto percorreu os eventos musicais de Curitiba, reunindo material de grupos, bandas, duplas, pesquisadores e músicos que encontrava pela frente.

A peregrinação rendeu um dos maiores acervos sobre a música paranaense já reunidos, composto tanto por discos como por histórias peculiares do cenário musical da cidade e do Estado.

O resultado pode ser conferido no livro ''A (des) construção da música da cultura paranaense'', um catatau de mais de 700 páginas. No livro, a pesquisa do produtor serviu de base para organizar 80 artigos de 39 autores que traçam um panorama da música popular e erudita do Paraná.

É a primeira obra lançada no sentido de desvendar os aspectos dessa área da cultura paranaense. A obra foi dividida em cinco longos capítulos: ''Histórias e Memórias''; ''Diversidade Musical''; ''Preservação e Memória''; ''Educação Musical'' e ''Questões Políticas, Econômicas e Sociais''.

Não se trata, conforme ressalta o organizador, de um livro de história ou um almanaque, mas uma coletânea de textos que podem servir de base para o leitor realizar a sua própria conclusão sobre a cena musical do Estado e seus diversos gêneros.

A idéia de organizar a coletânea surgiu há 10 anos, quando amigos de Manoel Neto chamaram a atenção do produtor para a quantidade de acervo que ele já tinha catalogado ao longo dos anos.

O produtor, no entanto, decidiu reunir outras pesquisas que estavam sendo feitas sobre a música na tentativa de lançar um material ainda mais completo. ''O livro serve como pano de fundo para a história e a crítica da música paranaense'', analisa.

Para o produtor, as diferentes visões abordadas no livro fazem com que a obra vá se construindo e descontruindo ao longo das páginas. E foi exatamente esse o critério o das visões diversas que levou Manoel Neto a escolher os autores, além de uma pesquisa abrangente e criteriosa desenvolvida por cada um deles.

O livro traz a história da música no Estado desde 1600, até os dias atuais e mostra, segundo ressalta o organizador, que o cenário musical atual não passa de um reflexo da movimentação em torno do tema ao longo desses anos.

A proibição do fandango ritmo típico do litoral paranaense pelas elites, por exemplo, mostra como o preconceito e as próprias questões econômicas podem abafar a proliferação dos gêneros.

O desaparecimento de mais de 200 títulos de duplas sertanejas do Estado também é abordado no livro como uma questão a ser avaliada e recuperada.

''A (des) construção da música na cultura paranaense'' traz apresentação de Luiz Carlos Prestes Filho, herdeiro do militante Luiz Carlos Prestes. Ele é coordenador do Núcleo de Estudos de Economia da Cultura, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e na contracapa do livro fala sobre a música como fator de desenvolvimento.

A abordagem de Prestes ressalta como a pesquisa organizada por Manoel Neto pode ser de relevância cultural não apenas limitada ao Paraná, mas com abrangência em outros estados. ''Nossa intenção é de que o livro chegue a outras regiões, também'', salienta o organizador.

A primeira edição do livro, que tem lançamento em eventos durante todo o mês de setembro, é de 3 mil exemplares. A obra não chega sob a batuta de nenhuma lei de incentivo. É uma organização independente e pode ser encontrada nas livrarias Curitiba, Saraiva, Fnac e em bares da cidade por R$ 48,00. Pedidos podem ser feitos no Umbigo Espaço Cultural (espaço.umbigo@uol.com.br), quando a obra sai por R$ 35,00.

Datas de lançamento:

- 14 de setembro, terça-feira, na Fnac Curitiba, Rua Prof. Viriato Parigot de Souza, 600 (Park Shop Barigui), bate-papo com os autores no Frans Café às 19 horas

- 23 de setembro, quinta-feira, na Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, lançamento no saguão térreo, às 19 horas

Confira os autores que integram a coletânea ''A (des) construção da música na cultura paranaense'':

Aimoré Índio do Brasil Arantes

André Alves

Aramis Millarch

Arthur Carlos Mohr

Bernadete Zagonel

Carla Umbria Lemos

Carlos Borges Lima

Cremildes Ferreira Bahr

Daniella Gramani

Deborah Fuks

Edivino dos Santos Filho

Elisabeth Seraphin Prosser

Gilberto Baroni

Glerm Soares

Guilherme Romanelli

Inami Custódio Pinto

Janaina Monteiro

Jocely Tomio Arantes

José de Melo

José Luiz de Carvalho

Lai Bottmann Pereira

Lia Marchi

Liana Marisa Justus

Luís Gustavo Slomp

Magnus Pereira

Manoel de Souza Neto

Marcello Polinari

Marcelo Sandman

Marcilene de Souza

Marcio José dos Santos

Mari Lopes

Mário Deina

Rodrigo Juste Duarte

Rogério Budasz

Roselys Velloso Roderjan

Sérgio Albach

Sérgio Deslandes

Telma Regina Gomes

Thaís Morell

Um comentário:

Melomano Discos disse...

Olá, gostaria de adquirir um exemplar. melomano@melomano.com.br