quarta-feira, 26 de maio de 2010

Musin é incluido no catálogo de equipamentos culturais do Paraná.

Musin é incluido no livro OS EQUIPAMENTOS CULTURAIS E O PARANÁ DA GENTE
publicado pela Secretaria de Estado da Cultura.




SEEC > Paraná da Gente > Equipamentos Culturais >

OS EQUIPAMENTOS CULTURAIS E O PARANÁ DA GENTE

O nosso sexto caderno finalmente vem a público. Consideramos o Catálogo de Equipamentos Culturais um dos mais importantes entre os já editados pelo Paraná da Gente, por alguns motivos. O primeiro deles é a necessidade que tínhamos de proceder o registro dos equipamentos e espaços culturais espalhados nos 399 municípios do Estado, em razão das poucas informações disponíveis sobre a infra-estrutura existente nas cidades do Paraná para uso da cultura. O segundo, talvez o mais relevante, é a valorização desses locais e das atividades culturais regionais.

Inúmeras atividades culturais são realizadas nos municípios, sem que se tenha conhecimento delas nos centro maiores; muitos espetáculos e artistas locais de grande qualidade apresentam-se, por exemplo, em palcos situados em pequenas localidades, sem que se divulgue apropriadamente sua arte. Ao valorizarmos estes espaços criamos um impulso positivo para a preservação, a utilização e a divulgação das atividades culturais em nosso Estado.

O registro dos equipamentos aproxima os municípios uns dos outros, tornando mais conhecidos no Estado espaços importantes, onde ocorrem eventos que movimentam a cultura e as economias locais. O caderno é um primeiro passo nesse processo e, ao trazermos este tipo de informação, pensamos contribuir para um positivo desencadeamento de trocas de experiências.

Sempre seguindo nossa metodologia inicial, as informações foram fornecidas pelos Agentes Culturais, das Secretarias ou Departamentos Municipais de Cultura, para nossa equipe de pesquisa no Paraná da Gente. As informações, portanto, refletem o caráter da percepção, do conhecimento e da gestão local em todos os sentidos, mas principalmente quanto às características dos equipamentos, às formas de uso e às condições de conservação. Desta vez, completamos o mapeamento dos equipamentos culturais dos 399 município do Paraná, tendo recebido informações, ainda que parciais, de todo o Estado. Desta forma, praticamente fechamos um ciclo na gestão da cultura e podemos nos orgulhar dos resultados obtidos até aqui.

Esperamos que todos apreciem este novo material e que ele seja útil para produtores, artistas, gestores culturais e todos os que, de uma forma ou de outra, atuam na área da cultura.

Renato A. Carneiro Jr.
Coordenador do Paraná da Gente

fonte: http://www.prdagente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=408

Um comentário:

NERI DA ROSA disse...

aceitam peças antigas diretamente do bairro da água verde para este museu:???

http://mofonovo.blogspot.com

neri
abraço manoelzito!!!!!!